sexta-feira, 15 de março de 2013

ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA


ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA



Marco Aurélio Baggio

22/02/2011

 

A Medicina foi  a primeira atividade humana que adotou um código de ética. Trata-se de disciplina nobre  que acolhe queixas, alivia as dores e trata/cura as enfermidades do homem, enlonguecendo sua vida.

Prática sublime, atua com método próprio: o Método Clínico. Consiste do acompanhamento empenhado e solidário do clínico ao longo do transcurso da doença do cliente.

O dinheiro, os fluxos de dinheiro, abundantes em nossa sociedade para o espetáculo, para a  corrupção e também para as atividades mercantis,  não passa pela Medicina. Sobretudo, pela medicina que socorre pobres.

Malvisto, mal considerado, sempre sob suspeição por parte dos impacientes, dos chefetes e da mídia espetaculosa, atuando em condições inconsistentes de trabalho, atendendo população ávida e ingrata, o médico de hoje, é um profissional em desprestigio e em desencanto. O médico vem decaindo em prestígio e em valor econômico, tornando-se um técnico mal remunerado.

Medicina  perdeu prestígio e dignidade. Deixou  erodir seu poderio específico diante das forças avassaladoras do  deus MERCADO.

A Associação Médica de Minas Gerais e a Academia Mineira de Medicina são valorosas entidades de classe que nos abriga, sendo subsistentes de um tempo e de uma mentalidade que congregava o médico numa egrégora de homens valorosos, aqueles que abraçaram a profissão médica e dela fizeram seu  legitimo meio de vida. Vetustas entidades, que sobrevivem e sobrenadam num mar de más práticas e de más condições de trabalho, o que corrói a decência e a eficácia da boa prática médica exercida com ética.

Medicina é atividade que obedece ao método clínico, escoltada pelos eventuais avanços terapêuticos e científicos. É atividade baseada na relação humana estribada na confiança recíproca entre o médico e o paciente.

Medicina é atividade liberal, associação de cidadão para outro cidadão. Sem intermediação de nenhuma espécie. Havendo prepostos, há perda inevitável de qualidade e início de desacerto e de insatisfação.
Medicina acontece no espaço da boa e legítima interação médico-paciente. O resto é convênio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário